Departamento de Operações implanta setor específico para gestão da qualidade nas obras
Departamento de Operações implanta setor específico para gestão da qualidade nas obras
Treinamento com equipes do Departamento de Operações teve início nesta na semana passada com foco na otimização e padronização dos processos de qualidade das obras
Na manhã da quarta-feira, 22, todas as equipes do Departamento de Operações da JMD Urbanismo iniciaram o treinamento de implantação de uma área específica para a gestão de qualidade das obras. O Sistema Gestão de Qualidade de Operações (SGQ) foi apresentado aos colaboradores na sede da empreendedora, com o objetivo de criar métricas para a qualidade das obras entregues pela JMD.
A data é o marco da implantação do SGQ envolvendo as áreas de Projetos, Execução e Suprimentos / Orçamentos.
O gestor de Projetos Estratégicos da empresa, Anderson Domingos, responsável pelo desenvolvimento do planejamento, explicou que este é um movimento que teve início com a assessoria da Falconi Consultoria, com foco na melhoria dos processos de gestão das obras. Conforme a implantação foi acontecendo, segundo ele, foi-se percebendo a necessidade de um projeto mais abrangente nas áreas relacionadas às operações das construções.
Está auxiliando no desenvolvimento desta primeira fase da implantação a engenheira civil Eliane Jorge dos Santos, que é especialista em Gestão de Obras e mestre em Habitação: Planejamento e Tecnologia, com experiência em Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade para Construtoras e Laboratórios de Ensaio e Desempenho de Fornecedores da Cadeia de Construção Civil.
Ela detalhou que a tática inclui um ciclo inicial de três meses com entregas estabelecidas juntamente com o planejamento estratégico da implantação.
A inserção da área de Qualidade no Departamento de Operações da JMD tem o objetivo de garantir que o que o cliente espera receber referente às obras dos produtos da empresa seja efetivamente entregue. “Além do essencial, estamos trabalhando para garantir que os diferenciais sejam percebidos pelos clientes”, explicou a engenheira.
O treinamento está validando com as equipes os requisitos sobre o que os clientes esperam para que se possa então criar a padronização de processos.
Diretor de Operações da JMD Urbanismo, Gustavo Ropelli, falou que a criação da área reflete a intenção de que a empresa entregue sempre mais qualidade aos clientes, tanto internos quanto externos.
“Dentro do que estamos propondo evoluir no Departamento de Operações, qualidade é algo latente que sempre precisamos otimizar mantendo o ciclo de melhora. Temos cidades, produtos e clientes diferentes e estamos nos preparando para operar de forma inédita em relação ao número de obras”, disse o diretor referindo-se à quantidade de construções em andamento que a urbanizadora deverá começar em 2024. Em 2023, já são três empreendimentos em fase de obras, concomitantemente: Hamoa Resort Rio Verde, em Rio Verde (GO); Aquarela dos Poemas e Aquarela da Mata, ambos em Sinop.
Ele frisou que a projeção da empresa é de chegar, nos próximos 12 meses, em torno de oito empreendimentos em construção ao mesmo tempo. Alguns em cidades e estados diferentes.
Ropelli contou também que a implantação do SGQ teve início em 2022 com processos implantados em consultoria com a Falconi, inicialmente focada em gestão. “Percebemos quais eram as prioridades e como deveríamos trabalhar para chegar na ação que estamos hoje. Nesse período, reestruturamos o departamento, cargos e funções, inserimos cargos específicos, dividimos atribuições, mudamos no escritório e na obra. Conseguimos montar uma equipe focada na produção”, enumerou.
Sobre a forma como será conduzido o planejamento de implantação do SGQ, Anderson Domingos afirmou: “Identificamos no mercado brasileiro profissionais de referência no assunto e os buscamos para nos auxiliar. São pessoas que ajudarão de forma rápida a dar um salto no processo”.
A agenda de treinamentos reúne auditoria em obra, tanto no Aquarela dos Poemas, quanto no Hamoa Rio Verde, revisão dos pontos-chave do treinamento e reunião de avaliação de desempenho, validação de procedimentos para perfil de desempenho, planejamento de qualidade para o Aquarela da Mata, Plano de Controle tecnológico e planejamento das ações para 2024.
“Intenção é finalizar o treinamento com o entendimento coletivo de toda a política de qualidade a ser montada”, concluiu Gustavo Ropelli.





